Inicial > 2003 Server > Trabalhando com Sistemas de arquivos distribuídos DFS

Trabalhando com Sistemas de arquivos distribuídos DFS

Nesse artigo demonstrarei como configurar um servidor de namespace DFS para reduzir a quantidade de unidades mapeadas no domínio.

DFS (Distributed File System) foi introduzido pela primeira vez no Windows 2000 como uma forma de gerir os recursos de disco compartilhado em uma rede e torná-lo mais fácil para os usuários a localizar e acessar esses recursos.
Montaremos os seguinte laboratorio de testes.

Vamos configurar o DFS

 

 

 Criar nova raiz

  Uma rápida explicação sobre os tipos de namespace:
•  Raiz de domínio – Estes espaços são armazenadas em ambos os servidores de namespace e no Active Directory.  Armazenando namespaces no Active Directory torna mais fácil a busca em um ambiente de rede baseado no domínio, mas o tamanho de namespaces de domínio com espaçamento é limitado a cerca de 5.000 pastas.  Além disso, um namespace baseado em domínio pode ser hospedado em mais de um servidor de namespace para fornecer tolerância a falhas.
•  Raiz autônomas – Estes espaços são armazenadas somente no servidores de nome e não no Active Directory.  A vantagem dessa abordagem é que você pode receber dez vezes mais pastas (até 50.000 pastas) não possui tolerância a falhas.

 

 para maior segurança, ao selecionar uma pasta, tente escolher uma que esteja localizada em uma partição diferente da do sistema operacional.

 

 

 

 

 

 

Configure o serviço sistema de arquivos distribuidos definindo o tipo de inicialização para automatico aproveite e clique em iniciar. Pronto agora voce poderá terminar o assistente anterior

 Sua raiz DFS está configurado e visíveis na configuração do console.  Botão direito do mouse o estado de destino da raiz e pressione para verificar se ele está online ou não. Uma marca de seleção verde verifica se tudo está funcionando corretamente e que o nó está on-line, enquanto um X vermelho significa que há um problema
A raiz foi criada agora podemos configurar os vinculos

Clique com o botão direito em \\cfinet.local\raiz clique em novo vinculo.

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

 

Vamos incluir um novo vinculo do apontando para um compartilhamento em outro servidor.

Clique novamente na raiz e crie um novo vinculo e aponte as configurações abaixo.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto agora podemos ver dois vinculos cada um apontando para um servidor diferente

 

 

 

 

 

 

 

Vamos examinar como esta o link DFS. Voce deverá utilizar esse link no script de logon para que os usuarios possam visualizar o link como uma unidade mapeada

Seguindo os passos abaixo em seu DC

  1. Abra o bloco de notas
  2. Digite
    net use x: \\cfinet.local\raiz
  3. salve o arquivo com o nome de script.bat
  4. Salve na pasta C:\WINDOWS\SYSVOL\sysvol\cfinet.local\scripts

Agora é só apontar nas contas de usuarios que deverão ter acesso ao mapeamento abra inciar > ferramentas administrativas > usuários e computadores do active directory. Clique na conta do usuário , na aba perfil digite o nome do script.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Maquina cliente

agora para finalizar nosso tutorial só falta logar com o usuario seu mapeamento será criado durante o logon apontando para a raiz do nosso DFS possibilitando que o usuarios tenha todos os compartilhamentos na mesma unidade mapeada.

 No proximo artigo vou demonstrar como configurar a replicação permitindo criar tolerancia a falhas para servidores DFS

 

Ebookvirtualizacao

Tudo que você precisa saber para montar seu Lab Virtual com Windows 8.1

Faça já o download GRÁTIS desse material que irá te ajudar a montar seu ambiente de virtualização e estudar as tecnologias que dominam o mercado de T.I

Especialmente preparado pelo Professor Finet.
http://brindes.professorfinet.com.br/

 

 

Categorias:2003 Server
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário